Análises em óleo lubrificante

Com o objetivo de detectar qualitativamente e quantitativamente os componentes com desgaste excessivo de um equipamento, a análise de óleo lubrificante permite a identificação de uma falha no seu início minimizando os custos de manutenção associados com trocas desnecessárias de óleo, mão-de-obra, reparos e paradas não programadas.
A análise de óleo lubrificante pode prever na maioria das vezes o inicio de um processo anormal de desgaste, demonstrando ser uma ferramenta indispensável na prevenção de avarias em componentes de sistemas lubrificados.
Por que analisar o óleo lubrificante?
A prevenção é muito mais barata que a correção. O monitoramento da condição do óleo possibilita o diagnóstico de problemas relacionados tanto ao óleo quanto ao equipamento. Isto permite reparar o equipamento antes que o mesmo falhe repentinamente produzindo transtornos e prejuízos. Oferecemos uma gama de ensaios físico-químicos, espectrometria de metais e contagem de partículas, que garantem uma ótima avaliação das condições do óleo lubrificante e das condições de operação dos seus equipamentos.
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Análises
- Viscosidade cinemática a 40 graus Celsius e 100 graus Celcius
- Índice de Viscosidade
- Cor e aparência
- Densidade
- Contagem de partículas
- Espectrometria de 21 metais (desgaste, aditivos e contaminantes)
- TBN – Número de basicidade
- TAN – Número de acidez
- Água por crepitação
- Teor de água por Karl Fischer volumétrico
- Teor de água por Karl Fischer coulométrico (forno)
- Espectroscopia infravermelho – FTIR (Oxidação, nitração, sulfatação, fuligem e glicol)
- Demulsibilidade
- Antioxidante
- Ponto de fulgor
- Insolúveis em pentano
- Potencial de formação de verniz
- Teor de partículas ferrosas magnéticas
- Ferrografia analítica
- Formação de espuma
- Corrosão em lâmina de cobre
- RPVOT – Oxidação por bomba rotativa
- Consistência por penetração em cone (graxa)
- Teor de biodiesel em diesel
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- Análises

Espectrometria de metais
Possui uma aplicação ampla, tanto no controle do lubrificante como no monitoramento preditivo da máquina em si. São monitorados 19 elementos metálicos : (Fe, Cr, Pb, Cu, Sn, Al, Ni, Ag, Si, B, Na, Mg, Ca, Ba, P, Zn, Mo, Ti e V) que estão relacionados ao desgaste, aditivação e contaminação do lubrificante.

Contagem de partículas
É uma das formas mais tradicionais para avaliação do grau de contaminação sólida em sistemas hidráulicos. Possui a vantagem de fornecer resultados em unidades tradicionais e conhecidas, porém não permite a identificação da causa raiz.
Esse serviço é especificado com base em critérios adotados pela ISO 4406, a NAS 1638 e a ARP 598 (Aerospace Recommended Practice) por conta de seu trabalho na área aeronáutica. São métodos bastante similares onde a contagem é realizada manualmente em membrana de 0,45µm ou 0,8µm sob a luz de microscópio óptico. Para casos simples, empregam-se métodos automáticos.

Análises físico-químicas
As análises físico-químicas destinam-se à verificação das propriedades mais importantes do lubrificante como forma de garantir o cumprimento de sua tarefa mais importante: A minimização do desgaste.
São exemplos destas análises: Viscosidade cinemática, número de acidez ou basicidade, teor de água, espuma, demulsibilidade, cor, aparência dentre outras.
Principais Vantagens da realização da análise de óleo lubrificante:
- Menor custo de manutenção;
- Economia de lubrificantes: a troca do óleo pode ser feita com base nos resultados de análises;
- Vida útil dos componentes ampliados;
- Redução dos custos de material de reposição;
- Evita parada inesperada e avarias de proporções catastróficas (na maioria dos casos);
- Manutenção com melhor qualidade;
- Controle e análise do desgaste de equipamentos;
- Otimização da produção.